Verrugas

verruga

Verrugas são pequenos crescimentos na pele, causados por vírus quase sempre inofensivos e que podem desaparecer sozinhos. Podem surgir em qualquer parte do corpo, variam de tamanho e formato e a textura tende a ser diferente, podendo ser lisas ou rugosas. As verrugas podem se apresentar como lesões isoladas ou agrupadas.

Tipos de verruga

Verrugas filiformes – São proliferações finas e alongadas. Surgem geralmente na face, pescoço, pálpebras e lábios. A incidência é mais alta em pessoas de mais idade.

Verrugas planas – Caracterizam-se por pequenas bolinhas acastanhadas ou amareladas, de superfície plana e lisa. Surgem com frequência na face e no dorso das mãos. Geralmente acometem jovens em idade adolescência.

Verrugas plantares – Ficam localizadas nas plantas dos pés e geralmente são confundidas com calos. Podem provocar dor ao andar.

Verrugas ano genitais – São lesões que lembram o aspecto de uma couve-flor. Podem acometer a mucosa vaginal feminina e masculina, uretra, vagina, colo do útero, região perianal ou mucosa oral. Existem diferentes subtipos virais envolvidos na infecção genital, como alguns subtipos de HPV considerados de alto risco e o câncer genital, principalmente o que afeta o colo do útero.

O tratamento está relacionado ao tipo de verruga, ao local e também a idade do paciente. Os tratamentos geralmente são feitos em consultório, com anestesia local. Consiste geralmente na retirada da verruga ou na aplicação de ácidos. Também pode ser utilizados lasers, nitrogênio líquido e infiltrações intralesionais com quimioterápicos.