Estrias

estrias

Estrias são cicatrizes formadas a partir da destruição das fibras da pele. São marcas avermelhadas ou esbranquiçadas, em forma de linhas, que podem ocorrer por fator hormonal ou por ganho de peso. São mais comuns nas mulheres, com espessura e largura variáveis.

Geralmente aparecem após a distensão excessiva ou abrupta da pele, causada por crescimento rápido, ganho de peso, aumento excessivo dos músculos por exercícios físicos exagerados, colocação de expansores sob a pele ou próteses, gravidez, uso prolongado de corticosteroides tópicos, orais ou injetáveis, além de anorexia nervosa.

Os tratamentos conhecidos podem ser feitos de forma isolada ou em associações: ácido retinóico em creme e em concentração elevada; ácido glicólico; creme com vitamina C; microdermoabrasão; radiofrequência; laser de corante pulsado (dye laser), excimer laser, luz intensa pulsada, laser Nd:YAG, laser de érbio e laser de CO2 fracionado.

Os resultados são variáveis, podendo haver melhora e até regressão das estrias. Sempre é importante o uso de hidratantes que melhoram a qualidade da pele.