Dermatite Seborreica

dermatite-seborreica

Dermatite Seborreica é uma doença crônica que causa uma inflamação na pele com sintomas como escamação e vermelhidão em áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, como couro cabeludo e colo.

Como é uma doença crônica, apresenta momentos de melhora e piora dos sintomas.

A causa pode ser genética ou ser desencadeada por fatores externos, como fadiga, estresse emocional, tempo frio, excesso de oleosidade e alergias. O problema também pode ser desencadeado pela presença do fungo Pityrosporum ovale.

Em recém-nascidos, o problema é conhecido como crosta-láctea. Surgem crostas grossas e amarelas, ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. O problema é inofensivo e temporário.

Essa doença não é contagiosa, não é uma alergia e nem é perigosa. Também não é causada por falta de higiene.

Os principais sintomas são oleosidade na pele e no couro cabeludo, coceira, possível perda de cabelo, leve vermelhidão na área e surgimento de escamas brancas que descamam.

O tratamento envolve medidas como lavagens mais frequentes, evitar uso de chapéus e bonés, interrupção do uso de sprays, pomadas e géis para o cabelo, shampoos que contenham ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e anti fúngicos; cremes e pomadas com anti fúngicos e em alguns casos corticosteróide.