Alopecias

alopecia

Alopecia é uma doença cujo sintoma é a rápida e repentina queda de cabelos do couro cabeludo ou de qualquer região do corpo. Com a doença, o cabelo cai em grades quantidades e a região do couro cabeludo fica exposta, assim como áreas onde antes haviam pelos corporais.

Tipos de alopecia

Alopecia Hereditária – É o tipo mais conhecido, comumente chamado de calvície masculina. Tem causa hereditária somada à presença de andrógenos. É caracterizada pela queda de cabelos de progressão gradual, que começa pelo recuo da linha do cabelo na região fronto-temporal, sem perda de pelos do corpo.

É mais conhecida em homens, mas também pode acometer mulheres.

Alopecia Quimioterápica – É a perde da cabelos em decorrência do tratamento de quimioterapia ou radioterapia. Após o fim do tratamento, há novamente o crescimento do cabelo.

É importante ressaltar que nem todos os pacientes submetidos a um desses tratamentos sofrem a perda total de cabelos.

Alopecia Areata – É um tipo de queda de cabelos de forma localizada e limitada. Pode ter causas hormonais (hipo ou hipertireoidismo) ou nutricionais. Quando o problema for corrigido, o cabelo torna a crescer. Pode ter outras causas, como processo de envelhecimento, tinturas em excesso, alisamento e óleos, infecção do couro cabeludo por fungos, nevus ou cicatrizes cirúrgicas.

Alopecia Seborreica – Causada por uma dermatite.

Alopecia por eflúvio – Eflúvio é o período normal em que o cabelo cai naturalmente. Quando o mecanismo encontra-se desregulado, pode haver um período maior de queda de cabelo.

Para o tratamento da alopecia, é preciso consultar um médico dermatologista, que irá avaliar as causas, o tipo e a melhor forma de tratar do problema. Algumas opções de tratamento são o uso de medicamentos orais ou tópicos, uso de produtos cosméticos contra queda de cabelos ou tratamentos específicos como intradermoterapia e carboxiterapia, entre outros.